5 dicas para melhorar o relacionamento entre condôminos
Fazer a gestão de relacionamento dos condôminos deve ser uma das tarefas mais difíceis de um síndico. Em qualquer condomínio existem diferentes pessoas, com diferentes personalidades e que acabarão tendo divergências. E sempre vai sobrar para o síndico resolver estes problemas.
Não adianta fugir e nem se esconder, como qualquer outro trabalho, esse também tem as suas dificuldades. Basta saber como lidar com elas e se sair da melhor maneira possível.
Mas a primeira dica é a seguinte: sempre exale paciência. Trabalhar como mediador de conflitos faz parte do serviço e as pessoas esperam isso de qualquer um que esteja no cargo. Portanto, é preciso estar sempre atento aos problemas e pronto para resolvê-los.
Agora, se você não consegue exercer a sua função e está procurando ajuda para isso, você veio ao lugar certo. Escolhemos o tema para o blogpost da semana porque sabemos que não são poucos os administradores de condomínios que sofrem com a gestão de relacionamento.
Então, se você é síndico e tem a mesma dificuldade, fique atento. Preparamos cinco dicas para você usar no seu dia a dia que te ajudarão na hora de resolver os conflitos.
1ª Dica: Tome a liderança e pressione os inadimplentes
Desde 2003 quando entrou em vigor o novo Código Civil, todos os síndicos perderam uma de suas mais importantes armas no combate a inadimplência, o teto das multas de quem não paga o condomínio.
Até aquela época os números eram de até 20% os valores do condomínio, algo que pressionava, e muito, os moradores. No entanto, com a mudança, os valores diminuíram drasticamente e hoje essa taxa é de apenas 2%. Isso fez com que as pessoas criassem uma falta de preocupação na hora de pagar o condomínio. Por isso, a classe de inadimplentes condominiais cresceu muito.
Isso começou a gerar muitos conflitos entre condôminos que pagam as contas e os que não. E no final sobrou para quem resolver? Exatamente, o síndico. No entanto, muitos não sabem quais atitudes tomar referente a essa situação.
Se a gente pode te dizer uma coisa é: bata no peito e tome as rédeas da situação. Mesmo com as mudanças, a administração ainda pode protestar as contas em cartório e incluir o nome dos inadimplentes em listas sujas dos serviços de análise ao crédito (SPC e Serasa).
Não deixe que a situação chegue aos outros condôminos, pode ter certeza que isso irá gerar muitos problemas. Então, aborde o morador que não tem quitado as despesas e converse com ele sobre o assunto. Tente entender o lado dele e faça ele entender o seu.
2ª Dica: Não crie amizades com os condôminos
Evidentemente que não criar amizades no condomínio é muito mais complicado. Estar no dia a dia das pessoas dificulta um distanciamento, mas criar essa proximidade é muito ruim para o seu discernimento na hora de lidar com os problemas. Isso faz com que você se torne parcial.
A imparcialidade é fundamental para que as situações sejam resolvidas. A tendência é que você não tenha o mesmo discernimento das situações quando está mais próximo de alguém, além de não ter uma visão geral dos dois lados.
Por isso, é importante que você mantenha distância ao máximo das pessoas. Vá as reuniões, converse fora delas, mas apenas sobre assuntos relacionados ao condomínio. Outros temas não devem ser abordados nem dentro e nem fora do ambiente de trabalho.
No entanto, não faça isso de uma forma grossa ou seca. Isso pode causar um problema pessoal com algum dos moradores. Então, mantenha a educação e o bom humor, mas sempre com um certo cuidado.
3ª Dica: Para evitar problemas por causa das crianças, busque a criatividade
Mas antes mesmo de ser criativo, crie áreas comuns de lazer. Muitas vezes as crianças atrapalham por não ter onde brincar. Gritarias, escândalos e problemas que podem muito bem ser evitados com segurança.
Criar uma área de lazer dentro do condomínio é uma das melhores saídas. Além de proporcionar algo para as crianças fazerem, deixa os pais muito mais seguros por seus filhos estarem próximos.
Agora, se isso não resolver e os pequenos continuarem sendo uma questão nas reuniões, é preciso recorrer a criatividade. Encontre salas que estão sem uso e equipe elas com jogos e até um home theater para exibir filmes.
Além disso, algo que é muito feito em hotéis e que pode ser usado nessas situações é criar um cronograma de atividades. Separar brincadeiras diferentes para as crianças e fazer com que elas gastem seu tempo com isso